Performer artivista, atriz, vegana dy favela, praticante dy yoga, sapafeminista, geminiana e admiradora dos seres felinos, Roberta Nascimento é uma multiartista Bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Vinda da periferia de São Paulo com forte vivência em Salvador, carrega, em sua corpa, a urgência pela liberdade e é na arte que encontra um caminho para dar voz a suas inquietações. Suas obras transitam entre performance, instalação, teatro, arte multimídias. Sua pesquisa está pautada na exploração dos limites da corpa, nas questões ligadas à dilatação do tempo-espaço e no uso da exaustão psicofísica como ferramenta para tratar de temas que a angustiam. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o grupo de pesquisa “MOTIM – Mito, Rito e Cartografias feministas em artes” (UERJ/CNPq) e é curadora-colaboradora do cineclube lesbofeminista Furta Cor.
Artista visual y sonora, con investigaciones que articulan imagen, perspectivas conceptuales, topologías de escucha, registro de campo y prácticas de archivo en el territorio del arte contemporáneo. Sus creaciones -piezas sonoras, fotografías, instalaciones, textos y propuestas sitio web -specific- se presentan en exposiciones, proyectos editoriales y espacios escénicos en países de América Latina y Europa. Dirigió orquestas y coros. Actualmente participa en residencias artísticas y desarrolla obras por encargo. Su proyecto más reciente – MAPA – reúne archivos sonoros, agrotóxicos y fotografías en un terreno de montajes, articulaciones críticas y fabulaciones. Es licenciada en música/regencia (Unicamp), máster en arte y cultura contemporáneos (Uerj-Faperj), doctoranda en PPGArtes Uerj (beca Capes). Profesora en lart-Uerj (2022), profesora invitada en el postgrado lato sensu en artes de la escena y de la imagen en PUC -Rio, integra el equipo editorial de la revista Concinnitas.
Visual and sound artist, she has a research that articulates image, conceptual perspectives, topologies of listening, field recording and archival practices in the territory of contemporary art. Her creations — sound pieces, photographs, installations, texts and site-specific proposals — are presented in exhibitions, editorial projects and scenic spaces, in Latin American and European countries. She has conducted orchestras and choirs. Currently, she participates in artistic residencies and develops commissioned works. Her most recent project — MAPA — brings together sound files, pesticides and photographs in a terrain of montages, critical articulations and fabrications. She holds a bachelor’s degree in Music/Conducting by Unicamp, a master’s degree in Contemporary Art and Culture by UERJ-FAPERJ), and she is a doctoral student at PPGArtes UERJ (Capes scholarship). She is a professor at lART-UERJ (2022), a guest professor at the lato sensu postgraduate course in Scenic and Image Arts at PUC Rio, and is part of the editorial team of the Concinnitas Journal.