Aquecemos corações a sangue frio é uma obra que nasce a partir de uma agressão. No ano de 2013 Roberta Nascimento é agredida dentro de uma galeria de arte, foi golpeada na face pelo segurança do espaço ACBEU. Seu rosto fica completamente deformado por um certo tempo, no período de resguardo e busca pela recuperação de seu corpo sente que algo dentro de si estava se modificando, seu coração parecia perder a pulsação da vida, o trauma estava fazendo com que uma crosta de gelo o petrificasse:
– Coisa que seria o fim para uma artista do corpo como eu!
Pela recusa da morte em vida lhe surge uma imagem na cabeça: Em uma sala completamente branca está um coração de gelo suspenso, ao seu lado está uma mulher sentada vestida de vermelho, de suas veias sai seu sangue que, por meio de uma transfusão, chega até o coração, derretendo-o. E assim nasce a performance Aquecemos corações a sangue frio. Sangue que funciona, neste trabalho, como entidade quente e viva.
– Às vezes, precisamos lembrar que somos gente de carne viva. Podemos até visitar o limbo, mas não precisamos nos petrificar lá. Fiz meu sangue jorrar, mas esse foi o sangue da vida, não o da morte.
O tempo de duração da obra é o sangue quem dita, as vezes que foi realizada durou entre 40 e 60 minutos.
Calentamos corazones a sangre fría: es una obra que surge a partir de una agresión. En el año 2013, Roberta Nascimento es agredida dentro de una galería de arte, golpeada en el rostro por el guardia de seguridad del espacio ACBEU. Su rostro queda completamente deformado durante un tiempo, y en el proceso de recuperación y sanación de su cuerpo, siente que algo dentro de ella está cambiando. Su corazón parecía estar perdiendo el latido de la vida, el trauma estaba provocando que una capa de hielo lo petrificara:
— ¡Y ése sería el fin para un artista del cuerpo como yo!
Por el rechazo de la muerte en vida aparece una imagen en su cabeza: En una habitación completamente blanca hay un corazón de hielo suspendido, junto a él hay una mujer sentada vestida de rojo, de sus venas sale su sangre que, por medio de una transfusión, llega al corazón, derritiéndolo. Y así nace la performance «Aquecemos corações a sangue frio». Sangre que opera, en esta obra, como una entidad cálida y viva.
— A veces necesitamos recordar que somos personas de carne y hueso.
Podemos incluso visitar el limbo, pero no hace falta que nos petrifiquemos allí. Hice brotar mi sangre, pero era la sangre de la vida, no de la muerte. El tiempo de duración de la obra es el que dicta la propia sangre, las veces que se realizó duró entre 40 y 60 minutos.
palabras clave: Performance, corazón, sangre, hielo, cuerpo.
We Warm Hearts in Cold Blood: is a work that was born from an aggression. In 2013 Roberta Nascimento is assaulted inside an art gallery, she was hit in the face by the security guard of the ACBEU space. Her face was completely deformed for a certain period, during the period of rest and search for the recovery of her body, she felt that something inside her was changing, her heart seemed to lose the pulse of life, the trauma was causing a crust of ice to petrify it:
– Something that would be the end for a body artist like me!
Through the refusal of death to live, an image pops into her head: In a completely white room is an ice heart suspended, next to it is a seated woman dressed in red, from her veins comes her blood which, by means of a transfusion, reaches the heart, melting it. Thus was born the performance Aquecemos corações a sangue frio. Blood that functions, in this work, as a warm and living entity.
– Sometimes we need to remember that we are people of living flesh.
We can even visit limbo, but we don’t need to petrify ourselves there. I made my blood gush out, but this was the blood of life, not of death. The duration of the work is the blood that dictates, the times it was performed it lasted between 40 and 60 minutes.
key words: performance, heart, blood, ice, body.