2008-2014 | espelho de aço inox cortado | 40 x 200 x 100 cm [placa cortada e peças soltas distribuídas pelo chão] cortes: silenciosos e afiados, camuflam-se refletindo o ambiente – e assim também o englobam. requisitam quem se aproxima. o espaço é cortado por um plano – movimento, olhar interrompido, bloqueio retrovisor. observação: o plano tem incisões e o olhar pode ultrapassá-lo, atravessar a superfície que o reflete. diminuída ainda a distância, o corpo é detido, extremidades cruzam a superfície pelas perfurações, fragmenta-se. a visão através é obstruída, preenchida, e as partes se duplicam, soltas, sobre cada lado refletidas. corte que talha superfícies, plano ferido, punção que vê. corte aos pedaços, plano que cega, furo que redobra e fecha em imagem. da série cortes, corte [lay] desliza pela horizontalidade: habita a charneira piso/parede. a participação em exposição sempre levanta novas relações, via localização, com a arquitetura e visitantes, assim como com outras obras. novo registro//embate com o olhar da câmera, mais uma imagem nessa incursão, abrem-se novos campos: somos olhar e costas. VerÃo. Exposição coletiva. Galeria Oásis, Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2021 – 29 de janeiro de 2022, Rio de Janeiro [curadoria: Alexandre Sá | co-curadoria: Carme Riquelme e Tania Queiroz ] https://www.instagram.com/oasis.rj/.
2008-2014 | espejo de acero inoxidable cortado | 40 x 200 x 100 cm [placa cortada y piezas sueltas distribuidas por el suelo]. cortes: silenciosos y puntiagudos se camuflan reflejando el entorno —abrazándolo de la misma forma. convocan a quien se acerque. el espacio está cortado por un plano— movimiento, mirada interrumpida, bloqueo retrovisor. observación: mediante las incisiones del plano la mirada logra ir más allá, y atraviesa la superficie que lo refleja. con una distancia ahora más corta, el cuerpo se detiene, las extremidades rebasan la superficie a través de perforaciones, se fragmenta. la mirada que atraviesa se obstruye, se llena, y las partes se duplican, sueltas, reflejadas en cada lado. corte que talla superficies, mapa herido, punzón que ve. cortado en pedazos, mapa que ciega, agujero que se redobla y se cierra en imagen. de la serie cortes, corte [lay] se desliza por la horizontalidad: habita la bisagra suelo/pared. la participación en una exposición siempre plantea nuevas relaciones, a través de la ubicación, con la arquitectura y los visitantes, así como con otras obras. nuevo registro/confrontación con la mirada de la cámara, otra imagen en esta incursión, se abren nuevos campos: somos mirada y vuelta. «VerÃo». Exposición colectiva. Galería Oasis, Rio de Janeiro, 11 de diciembre de 2021 – 29 de enero de 2022, Rio de Janeiro [curaduría: Alexandre Sá | cocuradora: Carme Riquelme y Tania Queiroz].
palabras clave: Visualidad, propiocepción, intersensorialidad, exposición, ciudad.
2008-2014 | cut stainless steel mirror | 40 x 200 x 100 cm [cut board and loose pieces distributed on the floor]. cuts: silent and sharp, they camouflage themselves by reflecting the environment — and thus also encompassing it. they demand who approaches. The space is cut by a plane — movement, interrupted gaze, rearview lock. Observation: the plane has incisions and the eye can go beyond it, cross the surface that reflects it. With the distance even smaller, the body is stopped, extremities cross the surface through the perforations, it fragments. the view through is obstructed, filled in, and the parts duplicate, loose, on each side reflected. cut that carves surfaces, wounded plane, puncture that sees. cut to pieces, a plane that blinds, a hole that doubles and closes in an image. from the cortes series, cortes [lay] slides horizontally: it inhabits the floor/wall hinge. participation in an exhibition always raises new relationships, via location, with architecture and visitors, as well as with other works. new record//clash with the camera’s gaze, one more image in this incursion, new fields open up: we are gaze and backs. VerÃo. Collective exhibition. Oasis Gallery, Rio de Janeiro, December 11, 2021 – January 29, 2022, Rio de Janeiro [curator: Alexandre Sá | co-curated: Carme Riquelme and Tania Queiroz].
key words: visuality, proprioception, intersensoriality, exposure, city.