Capítulo do livro Entre Artes (Trans_bordar Horizontes, Coleção PPGArtes-UERJ), volume 2 (Arte, Imagem e Escrita). O texto tem como ponto de partida a obra literária Sob o sol-jaguar, de Italo Calvino, a produção visual de Paulo Nazareth em seu projeto Notícias de América e o trabalho The Couple in the Cage, de Coco Fusco e Guillermo Gómez-Peña. A articulação dessas poéticas busca explorar relações entre território, alimentação, visualidade e cultura na América Latina, destacando as dinâmicas coloniais e pós-coloniais de observação, consumo e devoração de corpos e sujeitos não-brancos.
Hambre de alteridad: Capítulo del libro Entre artes (Trans_bordar Horizontes, Coleção PPGArtes-UERJ), volumen 2 (Arte, Imagen y Escritura). El texto tiene como punto de partida la obra literaria Bajo el sol jaguar de Italo Calvino, la producción visual de Paulo Nazareth en su proyecto «Notícias de América» y la obra La pareja en la jaula de Coco Fusco y Guillermo Gómez-Peña. La articulación entre estas poéticas busca explorar las relaciones entre territorio, comida, visualidad y cultura en América Latina, haciendo hincapié en las dinámicas coloniales y poscoloniales de observación, consumo y el acto de devorar cuerpos y sujetos no blancos.
palabras clave: Alteridad, Italo Calvino, Paulo Nazareth, Coco Fusco, Guillermo Gómez-Peña
Hunger for Otherness: Chapter of the book Entre Artes (Trans_bordar Horizontes, PPGArtes—UERJ Collection), volume 2 (Art, Image and Writing). The text takes as its starting point the literary work Under the Jaguar Sun, by Italo Calvino, the visual work of Paulo Nazareth in his project Notícias de América (News from America) and the work The Couple in the Cage, by Coco Fusco and Guillermo Gómez-Peña. The articulation of these poetics seeks to explore relationships between territory, food, visuality and culture in Latin America, highlighting the colonial and post-colonial dynamics of observation, consumption and devouring of non-white bodies and subjects.
key words: Alterity, Italo Calvino, Paulo Nazareth, Coco Fusco, Guillermo Gómez-Peña.