Na pintura instalação “Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar” Fava explora imagens que povoam suas memórias e imaginário relacionadas à sua infância, ao contexto social e político brasileiro e sua trajetória enquanto mulher e artista. Para realização do trabalho ela parte do conceito de território como lugar de fronteira, pensando na relação com seu território de origem, a Favela da Maré, e com outros territórios onde viveu nos últimos anos. A metalinguagem assume protagonismo nessa e em outras obras de Da Silva, com a representação constante da mulher pintora, num movimento de ocupação desse espaço historicamente negado a mulheres.
Hoy percibo que haber ido se hizo necesario para que yo volviera: En pintura “Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar” Fava explora imágenes que pueblan sus recuerdos e imaginarios relacionados con su niñez, con el contexto social y político brasileño y con su trayectoria como mujer y artista. Para realizar este trabajo, parte del concepto de territorio como lugar fronterizo, pensando en la relación con su territorio natal, la Favela da Maré, y con otros territorios en los que ha vivido en los últimos años. El metalenguaje cobra protagonismo en esta y otras obras de Da Silva, con la constante representación de la mujer pintora, en un movimiento de ocupación de este espacio históricamente negado a las mujeres.
palabras clave: pintura contemporánea, biombo, autorretrato.
Today I feel as if having gone was necessary to return: In the installation painting Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar (Today I feel as if having gone was necessary to return), Fava explores images that populate her memories and imagination related to her childhood, the Brazilian social and political context and her trajectory as a woman and artist. For the accomplishment of the work she starts from the concept of territory as a place of border, thinking about the relationship with her territory of origin, the Favela da Maré, and with other territories where she has lived in recent years. The metalanguage takes center stage in this and other works by Da Silva, with the constant representation of the woman painter, in a movement of occupation of this space historically denied to women.
key words: contemporary painting, room divider, self-portrait.