“Jogo Fake Genérico” parte de questões abordadas em trabalhos realizados durante os anos de formação no curso de artes visuais e em diálogo com o denominado Conceitualismos do Sul. A pesquisa aborda o jogo como elemento de reflexão, pressupõe entendê-lo como parte do conceito do jogo como do aparelho cultural e campo de conhecimento inerente ao ser humano. O objetivo desta pesquisa; é proporcionar uma reflexão política e ética nos jogadores do “Jogo Fake Genérico” por meio da ludicidade, partindo de acontecimentos atuais e polêmicos, dividindo, que muitas vezes divide opiniões no cotidiano e nas redes sociais. O jogo, com suas regras e procedimentos, é apresentado no formato do jogo de cartas de RPG mesclado com cartas que representam dois tipos de cédulas em dinheiro para uso antagônicos: esquerda e direita. A metodologia utilizada decorrente da junção da sistematização e execução do “Jogo Fake Genérico” com bibliografia específica para cada assunto tratado na pesquisa, partindo de uma análise do contexto da política atual brasileira e apontando as contraindicações perigosas de uma aproximação da política brasileira com o fascismo.
Juego falso genérico: “Jogo Fake Genérico” se basa en cuestiones planteadas en trabajos realizados durante mis años de formación en artes visuales y en diálogo con los llamados Conceptualismos del Sur. La investigación aborda el juego como elemento de reflexión, y presupone entenderlo como parte del concepto de juego como parte del aparato cultural y campo de conocimiento inherente al ser humano. El objetivo de esta investigación es proporcionar una reflexión política y ética en los jugadores del “Generic Fake Game” a través del juego, basándose en acontecimientos actuales y controvertidos que a menudo dividen opiniones en la vida cotidiana y en las redes sociales. El juego, con sus reglas y procedimientos, se presenta en el formato de un juego de cartas de rol mezclado con cartas que representan dos tipos de billetes de uso antagónico: izquierda y derecha. La metodología utilizada se basa en la sistematización y ejecución del “Juego Falso Genérico” con bibliografía específica para cada tema tratado en la investigación, partiendo del análisis del contexto de la política brasileña actual y señalando las peligrosas contraindicaciones de un acercamiento entre la política brasileña y el fascismo.
palabras clave: juego; conceptualismo; política.
Generic Fake Game: based on questions raised in work carried out during my years of training in visual arts and in dialog with the so-called Conceptualisms of the South. The research approaches the game as an element of reflection, and presupposes understanding it as part of the concept of the game as part of the cultural apparatus and field of knowledge inherent to the human being. The aim of this research is to provide a political and ethical reflection in the players of the “Generic Fake Game” through playfulness, based on current and controversial events that often divide opinions in everyday life and on social networks. The game, with its rules and procedures, is presented in the format of a role-playing card game mixed with cards representing two types of banknotes for antagonistic use: left and right. The methodology used is a combination of the systematization and execution of the “Generic Fake Game” with specific bibliography for each subject dealt with in the research, starting with an analysis of the context of current Brazilian politics and pointing out the dangerous contraindications of a rapprochement between Brazilian politics and fascism.
key words: Game; conceptualism; politics.