Da série mantas | manta [dupla com cortes pendentes_02] | 2020 | feltro reciclado cortado | 200 x 50 x ø 60 cm [aberta 200 x 100 x 0,8 cm] | p.a. | apresentação de peça inédita em exposição coletiva | COPACABANA MAR DE MEMÓRIAS | Rio de Janeiro | Galeria do Sesc Copacabana | 21 de janeiro – 17 de abril de 2022 a primeira manta da série é apresentada em 2013, aberta com recortes vazados faltantes, pendente sobre uma árvore, como que capa, abrigo ou base para diferentes espécies num canto dos jardins formais do museu do açude, na exposição des//ligamento[detachment], enquanto outra peça, em dimensões muito maiores, faz a vez de filtro e manta de drenagem mantendo o substrato junto às raízes do gramado suspenso do platô abaixo. depois vem as mantas [corte mole], com apenas uma camada de feltro reciclado e recortes caídos ao chão. manta [dupla com cortes pendentes_02], 2020, também uma peça de feltro reciclado recortado, com duas camadas, e cortes em escala 1:1 humana, enrolada verticalmente deixando um vazio em seu interior e mantida suspensa por um gancho preso numa das colunas da galeria que passa por dois dos furos das séries luva – nela os diferentes cortes pendem para o interior da peça presos por uma área diminuta, sendo que o mais longo dobra em direção ao exterior rente ao chão deixando um rastro da ausência de corpo ali.
[doble con cortes colgantes_02] | 2020 | fieltro reciclado cortado | 200 x 50 x ø 60 cm [abierto 200 x 100 x 0,8 cm] | p.a. | presentación de pieza inédita en exposición colectiva | COPACABANA MAR DE MEMÓRIAS | Rio de Janeiro | Galería Sesc Copacabana | 21 enero – 17 abril 2022. La primera manta de la serie se presenta en 2013, abierta con recortes con huecos, colgando sobre un árbol, como si fuera una cubierta, refugio o base para diferentes especies en un rincón de los jardines formales del museo do açude, en la exposición des/ligamento[detachment], mientras que otra pieza de dimensiones mucho mayores ocupa el lugar de manta filtrante y drenante manteniendo el sustrato cerca de las raíces del césped suspendido de la meseta inferior. Luego aparecen las mantas [de corte suave], con una sola capa de fieltro reciclado y recortes dispersados por el suelo. Manta [doble con cortes colgantes_02], 2020, de igual forma una pieza de fieltro reciclado recortado, con dos capas, y cortes a escala humana 1:1, enrollada verticalmente dejando un vacío en su interior y mantenida suspendida por un gancho sujeto a una de las columnas de la galería que pasa por dos de los agujeros de la serie luva y sobre ella los diferentes cortes cuelgan hacia el interior de la pieza sujetos por un área diminuta, el más largo se pliega hacia el exterior cerca del suelo dejando allí una huella de la ausencia de cuerpo.
palabras clave: Visualidad, propiocepción, intersensorialidad, exposición, ciudad.
blanket: [double with pending cuts_02] | 2020 | cut recycled felt | 200 x 50 x ø 60 cm [opened 200 x 100 x 0.8 cm] | p.a. | presentation of an unpublished piece in a collective exhibition | COPACABANA MAR DE MEMÓRIAS | Rio de Janeiro | Sesc Copacabana Gallery | January 21 – April 17, 2022. The first blanket of the series was presented in 2013, open with missing cutouts, hanging over a tree, like a cover, shelter or base for different species in a corner of the formal gardens of the weir museum, in the exhibition des//ligamento [de//tachment], while another piece, in much larger dimensions, acts as a filter and drainage blanket, keeping the substrate close to the roots of the lawn suspended from the plateau below. Then comes the mantas [corte mole] (blankets [soft cut]), with just a layer of recycled felt and cutouts lying on the floor. Manta [dupla com cortes pendentes_02], 2020, also a piece of cut recycled felt, with two layers, and cuts in 1:1 human scale, rolled vertically leaving a void inside and kept suspended by a hook attached to one of the columns of the gallery that passes through two of the holes in the glove series – in it the different cuts hang towards the interior of the piece trapped by a tiny area, with the longest one bending towards the outside flush with the ground, leaving a trace of the absence of a body there.
key words: visuality, proprioception, intersensoriality, exposure, city.