A criação da videoperformance MEDEA partiu do desejo de grafar uma cena teatral em moldura audiovisual, como experiência artística possível no período de pandemia da covid-19, no ano de 2021, em São Paulo. Para além do impulso de (re)existência poética em tempos sombrios, a investida remota de MEDEA inaugura a minha parceria como atriz-pesquisadora com a diretora Ana Cecília Costa (sublinhando as minhas investigações), como professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) , líder do grupo Motim e pesquisadora do grupo Napedra, nas agendas feministas em articulação com mitos/ritos no campo da performance.
La creación del video performance MEDEA surgió del deseo de registrar una escena teatral en un marco audiovisual, como una experiencia artística en el período de la pandemia de covid-19, en 2021, en São Paulo. Más allá del impulso de la (re)existencia poética en tiempos oscuros, el ataque a distancia de MEDEA inaugura su actuación como actriz-investigadora asociándose con la directora Ana Cecília Costa (subrayando sus investigaciones), como profesora de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ), líder del grupo Motim e investigadora del grupo Napedra, sobre agendas feministas en articulación con mitos/ritos en el campo de la performance.
palabras clave: Medea, Video performance, Feminismos.
The creation of the MEDEA video performance stemmed from the desire to record a theatrical scene in an audiovisual frame, as a possible artistic experience in the period of the Covid-19 pandemic, in 2021, in São Paulo. In addition to the impulse of poetic (re)existence in dark times, the remote incursion of MEDEA inaugurates my partnership as an actress-researcher with the director Ana Cecília Costa (underlining my investigations), as a professor at the State University of Rio de Janeiro (UERJ), leader of the Motim group and researcher of the Napedra group, in feminist agendas in articulation with myths/rites in the field of performance.
key words: Medea, Videoperformance, Feminisms.