Da série paredes | parede [suspensão temporária do cubo entre brisa e areia] | 2021-2022 | corte em tapadeira sobre janela e areia | aproximadamente 2,5m x 10m | site specific | Apresentação de site-specific em exposição coletiva | COPACABANA MAR DE MEMÓRIAS | Exposição coletiva | Rio de Janeiro | Galeria do Sesc Copacabana | 21 de janeiro – 17 de abril de 2022 | parede [suspensão temporária do cubo entre brisa e areia], 1999-2022, perfura a tapadeira/4ª parede sobre as janelas que fecha o espaço expositivo em cubo branco, escava um par de cortes orgânicos numa escala, formato e eixo, pareiam à abertura das órbitas em nossos crânios, e criam um espaço intersticial abissal entre a face lisa do interior, demarcada por pequeno amontoado de areia, e o vidro que dá para exterior atravessado pelo nosso olhar que encontra as árvores e prédios do outro lado da rua. recordo do mar no quarteirão à frente, da quarentena estendida, da distância entre a sala de exposição e os passantes. além da documentação oficial, foi feito ensaio documental artístico e nova obra em fotografia com registro de fotógrafo realizada no local.
pared: pared [suspensión temporal del cubo entre brisa y arena], 1999-2022, perfora el panel / 4ª pared sobre las ventanas que circundan el espacio expositivo en un cubo blanco, cava algunos cortes orgánicos en una escala, forma y eje, similares a la apertura de las órbitas en nuestros cráneos, creando así un espacio intersticial abismático entre el lado liso del interior, demarcado por un pequeño montón de arena y el cristal que da al exterior, atravesado por nuestra mirada que se encuentra con los árboles y edificios al otro lado de la calle. Recuerdo el mar en la cuadra de enfrente, la cuarentena extendida, la distancia entre la sala de exposiciones y los transeúntes. Además de la documentación oficial, se realizó un ensayo artístico documental in situ y una nueva obra en formato de fotografía, registrada también allí.
palabras clave: Visualidad, propiocepción, intersensorialidad, exposición, ciudad.
wall: Parede [suspensão temporária do cubo entre brisa e areia] (wall [temporary suspension of the cube between breeze and sand]), 1999-2022, perforates the cover/forth wall over the windows that closes the exhibition space in a white cube, excavates a pair of organic cuts in a scale, format and axis, paired with the opening of the sockets in our skulls, and create an abyssal interstitial space between the smooth face of the interior, demarcated by a small pile of sand, and the glass that faces the outside crossed by our gaze that finds the trees and buildings on the other side of the street. I remember the sea on the block ahead, the extended quarantine, the distance between the exhibition room and the passers-by. In addition to the official documentation, an artistic documentary essay and a new work in photography were carried out with a photographer’s record carried out on site.
key words: visuality, proprioception, intersensoriality, exposure, city.