Para as “Passagens – Centro” crio imagens inéditas a partir de fotos captadas no Centro do Rio e fotos que remetem a essa região provindas de arquivos públicos nacionais. A virada para o século XX no Rio de Janeiro capital da Primeira República é o período escolhido para o estudo que embasa este trabalho. A partir da pesquisa da história urbana, social e cultural da região central nesse momento de efervescência (com o nascimento do samba e do carnaval moderno, por exemplo) e de profundas mudanças no tecido urbano, colhi fragmentos que revelam aspectos significativos, mas menos comentados sobre esses lugares. A pesquisa iconográfica em arquivos também foca na história do Rio dessa época, privilegiando seus agentes menos lembrados, fundadores de uma modernidade carioca que não necessariamente passa pela ideia de progresso. São negros, imigrantes, trabalhadores que, por força das circunstâncias, moravam em cortiços no Centro. Ao longo do século XX esse contingente populacional foi expulso da parte central e empurrado para os subúrbios ou para as favelas que se estabeleciam nas encostas dos morros. A descaracterização do Centro é um ponto fulcral na transformação da cidade e no que ela veio a ser. Uma das lacunas históricas que perpassa o Rio está nesses acontecimentos pouco lembrados. Evocando-os e reinterpretando-os desvelamos muito do que deu errado na cidade, do que foi destruído, daquilo do que temos saudades. Sobre isso devem falar (poeticamente) as “Passagens – Centro”.
En «Passagens – Centro» creo imágenes inéditas a partir de fotos captadas en el centro de Rio de Janeiro y fotos relacionadas con esta zona que provienen de archivos públicos nacionales. El giro hacia el siglo XX en Rio de Janeiro, capital de la Primera República, es el período que elegí para el estudio que fundamenta este trabajo. A partir de la investigación de la historia urbana, social y cultural de una zona central en efervescencia en aquella época (con el surgimiento de la samba y el carnaval moderno, por ejemplo) y de cambios profundos en el tejido urbano, recolecté fragmentos que revelan aspectos significativos, pero menos comentados sobre estos lugares. La investigación iconográfica en archivos se enfocó también en la historia de Rio en ese momento, privilegiando a aquellos actores menos recordados, los fundadores de una modernidad carioca que no necesariamente tiene que ver con la idea de progreso. Son negros, inmigrantes, trabajadores que, empujados por las circunstancias, vivían en barrios empobrecidos en el centro. A lo largo del siglo XX, este contingente poblacional fue expulsado de la parte central y arrastrado a los suburbios o a las favelas que se establecían en las laderas de las colinas. La descaracterización del centro es un punto crucial en la transformación de la ciudad y en lo que llegó a ser. Una de las lagunas históricas que atraviesa Rio de Janeiro se encuentra en estos acontecimientos poco recordados. Evocándolos y reinterpretándolos, revelamos mucho de lo que salió mal en la ciudad, de lo que fue destruido, de lo que echamos de menos. Sobre eso se habla (poéticamente) en «Passagens – Centro».
palabras clave: Fotografía expandida, superposición, archivo, centro de Rio de Janeiro.
Passages – Downtown: For Passagens – Centro (Passages – Downtown) I create unpublished images from photos taken in the center of Rio and photos that refer to this region from national public archives. The turn of the 20th century in Rio de Janeiro, capital of the First Republic, is the period chosen for the study on which this work is based. Based on research into the urban, social, and cultural history of the central region at that time of effervescence (with the birth of samba and modern carnival, for example) and of profound changes in the urban fabric, I have collected fragments that reveal significant, but less discussed aspects about these places. The iconographic research in archives also focuses on the history of Rio at that time, privileging its less remembered agents, founders of a Rio de Janeiro modernity that does not necessarily go through the idea of progress. They are black, immigrants, workers who, by force of circumstances, lived in slums in downtown Rio. Throughout the 20th century, this population contingent was expelled from the central part and pushed to the suburbs or to the slums that were established on the slopes of the hills. The de-characterization of downtown is a key point in the transformation of the city and what it came to be. One of the historical gaps that runs through Rio lies in these little-remembered events. Evoking them and reinterpreting them, we reveal much of what went wrong in the city, what was destroyed, what we miss. Passagens – Centro will speak about this (poetically).
key words: expanded photography, overlay, archive, downtown Rio de Janeiro.