O projeto Pedreira! surgiu no ano de 2019 como pesquisa de criação para um espetáculo cênico protagonizado pelo ator e dançarino Kleber Lourenço. A pesquisa é continuidade de suas investigações poéticas com dança, performance e manifestações populares afrodiásporicas, desenvolvidas ao longo da sua trajetória artística. Partiu do desejo de construir um manifesto dançado sobre existências e ancestralidade evocadas simbolicamente pelo pluriverso das corporeidades negras. O movimento aciona a memória do corpo que é ao mesmo tempo pessoal e coletiva, provocando percepções limiares entre tempo e espaço. Espiral e pedra. A mitopóetica de Xangô é ponto de partida para uma releitura simbólica que tematiza a relação do homem com o território: a cidade, a natureza e sua luta por justiça. Espetáculo indicado ao prêmio APCA 2022.
El proyecto Pedreira! surgió en 2019 como una investigación creativa para un espectáculo teatral protagonizado por el actor y bailarín Kleber Lourenço. La investigación es la continuación de sus exploraciones poéticas con la danza, el performance y las manifestaciones populares afrodiásporicas desarrolladas a lo largo de su trayectoria artística. Se origina a partir del deseo de construir un manifiesto bailado sobre las existencias y la ancestralidad, evocadas simbólicamente por el pluriverso de las corporalidades negras. El movimiento activa la memoria del cuerpo, que es al mismo tiempo una memoria personal y colectiva, que provoca percepciones liminares entre el tiempo y el espacio. Espiral y piedra. La mitopoética de Xangô es el punto de partida para una reinterpretación simbólica que tematiza la relación del ser humano con el territorio: la ciudad, la naturaleza y su lucha por la justicia. El espectáculo fue nominado al premio APCA 2022.
palabras clave: Danza, danza negra, ancestralidad, performance, cuerpo.
The Pedreira! (Quarry!) project emerged in 2019 as a creative research for a performance staged by the actor and dancer Kleber Lourenço. The research is a continuation of his poetic investigations with dance, performance and Afro-diasporic popular manifestations, developed throughout his artistic trajectory. It started from the desire to construct a dance manifesto about existences and ancestry symbolically evoked by the pluriverse of black corporealities. The movement triggers the body memory that is at the same time personal and collective, provoking perceptions thresholds between time and space. Spiral and stone. The mythopoetics of Xangô is the starting point for a symbolic re-reading that addresses the relationship between man and territory: the city, nature and his fight for justice. The dance performance was nominated for the São Paulo Association of Art Critics (APCA) 2022 award.
key words: Dance, Black Dance, Ancestry, Performance, Body.