O texto desenvolve um estudo preliminar sobre as políticas patrimonialistas que envolvem dois tipos contrastantes de experiências: as paneleiras de Cunha, SP, invisibilizadas e esquecidas e as de Goiabeiras, ES, protegidas e exaltadas. Cada uma dessas práticas culturais sofreu pressões sociais e respondeu a elas de modo diferenciado, de acordo com as demandas e formas de apropriação específicas, sendo resultantes de um cenário particular que objetivamos descrever. Trata-se de um estudo comparativo que recupera elementos da trajetória desses dois grupos tradicionalmente femininos e contribui para outros olhares sobre o delinear de sua arte e economia comunitária.
Saberes locales, prácticas culturales y motivaciones artísticas: un estudio comparativo entre Paneleiras de Cunha y Goiabeiras: Este texto desarrolla un estudio preliminar que aborda políticas patrimonialistas que conllevaron a dos experiencias contrastantes: de un lado, las paneleiras o ceramistas originarias de Cunha, São Paulo, invisibles y olvidadas, y del otro, las ceramistas originarias de Goiabeiras, Espírito Santo, protegidas y enaltecidas. Si bien, todas las prácticas culturales se vieron afectadas por presiones sociales, cada una respondió de manera diferente —en función de las demandas y de determinadas formas de apropiación— dando como resultado un escenario particular que pretendemos describir. Este estudio comparativo recupera elementos de la trayectoria de estos dos grupos tradicionalmente femeninos y aporta con otras miradas sobre los trazos que configuran su arte y economía comunitaria.
palabras clave: Cerámica Popular; Política Patrimonial; Economía Comunitaria, Apropiación Cultural
The local knowledge, the cultural practices and the artistic motivations — a comparative study between the pot makers of Cunha (state of São Paulo) and Goiabeiras (state of Espírito Santo): The text develops a preliminary study on patrimonialist policies that involve two contrasting types of experiences: the pot makers of Cunha, state of São Paulo, made invisible and forgotten, and those of Goiabeiras, state of Espírito Santo, who are protected and glorified. Each of these cultural practices suffered social pressures and responded to them in different ways, according to specific demands and forms of appropriation, resulting from a particular scenario that we aim to describe. This comparative study recovers elements of the trajectory of these two traditionally feminine groups and contributes to other looks at the outlining of their art and community economy.
key words: Popular Ceramics; Equity Policy; Community Economy; Cultural Appropriation.