Este texto apresenta-se como um ensaio sobre temas que giram em torno da produção das danças negras cênicas no Brasil. Foi escrito a partir de uma palestra por mim apresentada no evento “Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras – Gira de debate” organizado pela Nave Gris Cia Cênica, na cidade de São Paulo. O evento aconteceu no dia 12/09/2020, em formato virtual e aberto ao público. Compondo a programação, também ocorreram as palestras das artistas pesquisadoras da dança: Carmen Luz e Renata Lima. Neste ensaio, busco falar sobre a presença dos sujeitos negros na constituição de suas danças e sobre a prática de suas poéticas por meio da construção de dramaturgias urgentes que friccionam noções de temporalidade, ancestralidade e fazer político-epistemológico. Capítulo de livro publicado no E-book: Acordar o chão: dramaturgias em danças contemporâneas negras da Cia Nave Gris.
Sobre cuerpos, cruzos, dramaturgias urgentes: Este texto se presenta como un ensayo sobre temas relacionados con la producción de las danzas negras escénicas en Brasil. Fue escrito a partir de una conferencia que presenté en el evento «Dramaturgias en Danzas Contemporáneas Negras – Gira de debate», organizado por Nave Gris Cia Cênica en la ciudad de São Paulo. El evento tuvo lugar el 12 de septiembre de 2020, en formato virtual y abierto al público. También se llevaron a cabo conferencias de las artistas investigadoras de danza Carmen Luz y Renata Lima como parte de la programación. En este ensayo, busco hablar sobre la presencia de los sujetos negros en la construcción de sus danzas y sobre la práctica de sus poéticas a través de la construcción de dramaturgias urgentes que entrelazan nociones de temporalidad, ancestralidad y construcción político-epistemológica. Capítulo de libro publicado en el E-book: «Acordar o chão: dramaturgias em danças contemporâneas negras» («Despertar el suelo: dramaturgias en danzas contemporáneas negras») de la compañía Cia Nave Gris.
palabras clave: Danzas negras, dramaturgias, cuerpo, ancestralidad, cruzos.
About Bodies, Crossings, Urgent Dramaturgies: This text is presented as an essay on themes revolving around the production of black scenic dances in Brazil. It was written based on a lecture I presented at the event Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras – Gira de debate, organized by Nave Gris Theater Company, in the city of São Paulo. The event took place on September 12, 2020, in virtual format and open to the public. The program also included lectures by dance researchers Carmen Luz and Renata Lima. In this essay, I aim to talk about the presence of black subjects in the constitution of their dances and about the practice of their poetics through the construction of urgent dramaturgies that friction notions of temporality, ancestry, and political-epistemological making. Book chapter published in ebook: Acordar o chão: dramaturgias em danças contemporâneas negras (Waking the Ground: Dramaturgies in Contemporary Black Dance) by Nave Gris Theater Company.
key words: Black dances, dramaturgies, body, ancestry, crosses.