O projeto aqui apresentado foi uma proposta de exposição individual inspirada na obra Velório sem defunto (1990) de Mário Quintana, última obra escrita pelo poeta, entendida como uma obra-presságio do autor diante da morte. O projeto foi pensado para a Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre/RS, local em que Quintana morou os últimos anos de sua vida, quando ainda funcionava ali o Hotel Majestic. Com o patrocínio do Banrisul e em parceria com o Instituto InclusArtiz e com o IEAVi , a Casa de Cultura Mário Quintana sediou em 2021 a exposição vão-se os dedos, são os anéis que ficam, de Nathan Braga, através da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC). O texto de apresentação da exposição foi escrito por Aldones Nino.
Los dedos se han ido y son los anillos que han quedado: El proyecto aquí presentado nace como una propuesta de exposición individual inspirada en la obra «Velório sem defunto» (1990) de Mário Quintana, la última obra escrita por el poeta, percibida como obra-presagio del autor ante la muerte. El proyecto fue pensado para la Casa de Cultura Mário Quintana en Porto Alegre, lugar donde Quintana vivió los últimos años de su vida, cuando el predio aún abrigaba el Hotel Majestic. Con el patrocinio de Banrisul y en colaboración con el Instituto InclusArtiz y el IEAVi, la Casa de Cultura Mário Quintana acogió en 2021 la exposición «los dedos se han ido y son los anillos que han quedado», de Nathan Braga, por intermedio de la Secretaría de Cultura de Rio Grande do Sul (SEDAC). El texto de curaduría fue escrito por Aldones Nino.
palabras clave: Mário Quintana, velório sem defunto, individual, hotel Majestic, postal.
Better lose the saddle than the horse: The project presented here was a proposal for an individual exhibition inspired by the work Velório sem defunto (1990) by Mário Quintana, the last work written by the poet, understood as a work-premise of the author in the face of death. The project was designed for the Mário Quintana Cultural House in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, the place where Quintana lived the last years of his life, when the Hotel Majestic was still there. With Banrisul Bank’s sponsorship and in partnership with the InclusArtiz Institute and the IEAVi State Institute of Visual Arts, the Casa de Cultura Mário Quintana hosted the exhibition vão-se os dedos, são os anéis que ficam (better lose the saddle than the horse), by Nathan Braga, through the Secretariat of Culture of Rio Grande do Sul (SEDAC). The text presenting the exhibition was written by Aldones Nino.
key words: Mário Quintana, velório sem defunto, individual, Hotel Majestic, postcard.