O presente artigo busca explorar relações entre violência, corpo e imagem na arte contemporânea brasileira a partir de obras que suscitam operações de reapropriação do real. Para isso, propusemos uma articulação entre produções poéticas de Nuno Ramos e Rosangela Rennó – ambas apresentadas em 1992 – e as contribuições teóricas de Slavoj Žižek e Michel Foucault, cujo caráter não conciliatório opera um tensionamento nos discursos hegemônicos em torno do fenômeno da violência e de suas relações com a visualidade e a corporeidade.
Violencia, cuerpo e imagen: Nuno Ramos y Rosangela Rennó: Este artículo busca explorar las posibles relaciones entre violencia, cuerpo e imagen en el arte brasileño contemporáneo. Para ello, propusimos una articulación entre las producciones poéticas de Nuno Ramos y Rosangela Rennó —ambas presentadas en 1992— y las contribuciones teóricas de Slavoj Žižek y Michel Foucault, cuya naturaleza no conciliadora debilita los discursos hegemónicos en torno al fenómeno de la violencia y sus relaciones con la visualidad y la corporeidad.
palabras clave: Violencia, cuerpo, imagen, Nuno Ramos, Rosangela Rennó
Violence, Body and Image: Nuno Ramos and Rosangela Rennó: This article aims to investigate the relations between violence, body and image in the Brazilian contemporary art, based on works that evoke operations of reappropriation of reality. To this end, we proposed an articulation between poetic productions by Nuno Ramos and Rosangela Rennó — both presented in 1992 — and the theoretical contributions of Slavoj Žižek and Michel Foucault, whose non-conciliatory character operates a tension in hegemonic discourses around the phenomenon of violence and its relations with visuality and corporeality.
key words: Violence; body; image; Nuno Ramos; Rosangela Rennó.