Violência, corpo e imagem: Nuno Ramos e Rosangela Rennó

O presente artigo busca explorar relações entre violência, corpo e imagem na arte contemporânea brasileira a partir de obras que suscitam operações de reapropriação do real. Para isso, propusemos uma articulação entre produções poéticas de Nuno Ramos e Rosangela Rennó – ambas apresentadas em 1992 – e as contribuições teóricas de Slavoj Žižek e Michel Foucault, cujo caráter não conciliatório opera um tensionamento nos discursos hegemônicos em torno do fenômeno da violência e de suas relações com a visualidade e a corporeidade.

Violencia, cuerpo e imagen: Nuno Ramos y Rosangela Rennó: Este artículo busca explorar las posibles relaciones entre violencia, cuerpo e imagen en el arte brasileño contemporáneo. Para ello, propusimos una articulación entre las producciones poéticas de Nuno Ramos y Rosangela Rennó —ambas presentadas en 1992— y las contribuciones teóricas de Slavoj Žižek y Michel Foucault, cuya naturaleza no conciliadora debilita los discursos hegemónicos en torno al fenómeno de la violencia y sus relaciones con la visualidad y la corporeidad.
palabras clave: Violencia, cuerpo, imagen, Nuno Ramos, Rosangela Rennó

Tadeu Rodrigues